top of page

Dançar faz bem ao corpo, à alma e à mente

Dançar é uma ótima escolha de atividade física para aqueles que procuram algo mais dinâmico. Além de trabalhar postura e equilíbrio, proporciona um grande gasto de energia e trabalha sua musicalidade. É terapêutico e ajuda no controle do estresse do dia a dia.

Ela ajuda a aperfeiçoar habilidades motoras básicas como correr, rolar, parar, saltar, puxar e empurrar, por isso é muito recomendado para crianças. Mas essas habilidades também podem ser aprimoradas mesmo na fase adulta.

É uma atividade para todas as idades! Muitos acham que as aulas de dança são para crianças ou jovens. Mas a dança é uma ótima atividade para todas as idades, principalmente para a terceira idade, ajudando a manter a agilidade dos movimentos e vitalidade. Mesmo se nunca fez uma aula antes, isso não é algo que atrapalha se você deseja começar a dançar. Qualquer um pode e deve entrar na dança. Lembrando que, como qualquer atividade física, alongamento e aquecimento sempre devem ser feitos antes e depois das atividades.

E existem diversas modalidades para escolher o que gosta mais e a afinidade com o ritmo. Temos dança de salão, contemporânea, zumba, balé, dança de rua, sapateado, jazz, dança do ventre e muitos outros. Independente da modalidade, todos os estilos fazem um enorme bem à saúde. Quais benefícios? Flexibilidade, coordenação motora, melhora cardiorrespiratória, fortalecimento muscular, condicionamento aeróbico, melhora do humor, do sono, da disposição e melhora da memória, por ter que decorar os passos de dança.

Então, se você quer dar um passo para uma rotina de vida mais saudável e começar a praticar atividades físicas, mas não sabe o que fazer, por que não dá uma chance para a dança? É uma ótima opção para acabar com o sedentarismo. Permite escolher o ritmo e tempos mais adequados a cada um e existem uma infinidade de estilos.


Eu sou dançarina e a dança foi algo muito especial para mim. Poder me sentir parte de um grupo e conhecer pessoas novas, pessoas especiais que vou carregar comigo para sempre, que me ajudaram a ser alguém melhor. É um estilo muito divertido e mais dinâmico que muitas ginásticas. Você está sempre a aprender algo novo, o que sempre me desafia a ir além, a dar o meu máximo, a não desistir. Minha autoconfiança e minha coragem melhoraram muito. Você tem que enfrentar seus medos, suas vergonhas. E um ponto, para mim, muito diferenciador das outras formas de atividades físicas, é que envolve muito mais do que o corpo, envolve sua mente, sua alma, seus sentimentos.

Além dos benefícios físicos ela ajuda na saúde psicológica. Muitas pessoas sentem menos os sintomas depressivos e mais vitalidade ao longo do tempo. Mas e se a pessoa é tímida? Tem vergonha de ir na aula e dançar perto de outras pessoas? Principalmente para elas, a dança pode ser revolucionária na vida delas. Pode ser difícil se libertar no começo, mas aqueles que tentam, verifica-se um aumento da autoestima e autoconfiança. Além disso, promove o desenvolvimento da atenção, raciocínio e memória.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A dança é uma ótima opção para estimular uma transformação física, psicológica e social. Uma atividade saudável, lúdica e artística que estimula a cultura e abre portas para diferentes áreas profissio

Para cada tipo de atividade física existe uma ingestão adequada de alimentos para ajudar a manter a saúde dos músculos, animo e boa saúde. Nossa alimentação é o combustível do nosso corpo. Da mesma fo

Uma crença negativa sobre o autocuidado e que nos atrapalha a alcançar a rotina saudável que tanto desejamos.

bottom of page